Práticas de in/exclusão na educação: estudos, relatos e pesquisas

Autores

  • Carla Regina Rachid Otavio Murad
  • Iara Aparecida Garcia Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4965

Resumo

Este volume objetivou agregar trabalhos diversos realizados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro no período de janeiro a julho de 2020.

O objetivo do programa de pós em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do IFTM foi possibilitar a consolidação da política de formação continuada de profissionais - docentes, técnicos administrativos e gestores educacionais - no intuito de aprofundar no universo das questões que incidem na realidade dos envolvidos na Educação no sentido abrangente.

Foram desenvolvidos trabalhos de natureza metodológica variada tais como relatos de experiências e de práticas de intervenção e estudos bibliográficos de revisão de literatura, visando análises de viés crítico-reflexivo.

As temáticas objetivaram tratar de modo singular as políticas públicas nacionais, o AEE para estudantes com necessidades especiais, as necessidades educacionais específicas de natureza sensorial, física, motora ou intelectual e sociocultural, as necessidades específicas relativas aos perfis de alunos do ponto de vista dos transtornos, a produção de materiais, a avaliação diagnóstica, a mediação docente e estratégica, além dos direitos humanos, diversidade, inclusão e exclusão.

O título do dossiê tem a intenção de provocar reflexões, partindo da ideia de que há práticas de inclusão e exclusão concomitantes ocorrendo no contexto educacional pós -moderno, pois a sociedade, a educação, a produção de conhecimento é perpassada por discursos de poder.

Identificamos muitos mecanismos de exclusão que precisam ser desvelados, reconhecidos e enfrentados diante das incessantes tensões que nos provocam. Nesta perspectiva, são muitas armadilhas, bloqueios, expectativas, realidades políticas, didático-pedagógicas e metodológicas que nos desafiam a uma empreitada de transformações e resistência.

Os autores destes artigos, cada um em suas especificidades e áreas de atuação, buscaram compartilhar suas iniciativas, seus apontamentos, seus questionamentos, suas críticas e suas experiências que pretenderam constituir conhecimento ao desafiar amarras, preconceitos, discriminação e expor estigmas que cercam o ser humano em condições desiguais de poder.

A luta pela inclusão é uma luta diária, incansável, tensa, provocadora e, por que não, inspiradora?

É com essa energia que gostaríamos de convidar o leitor à procura pelo saber, desejando a todos uma excelente leitura!

Biografia do Autor

Carla Regina Rachid Otavio Murad

Docente de língua inglesa do curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e docente credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFTM. Graduada em Letras-Tradução Inglês (UnB), Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp) e Doutora em Estudos Linguísticos (UFU).

carlamurad@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8965-2624

Iara Aparecida Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Licenciada no Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM. Faz parte do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de estudos variacionistas), e do grupo de pesquisa GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), ambos cadastrados na plataforma Lattes e reconhecido pela instituição, também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), jornais e revistas da década de 40 da cidade de Uberaba, orientado pela Profª Dra. Juliana Bertucci Barbosa. Atualmente participa Programa de Pós-Graduação em Educação  PPGE/UFTM  Mestrado  área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores tendo o titulo da pesquisa;Escrita Argumentativa, conhecimento e formação no ensino superior.", com orientação da Profª Dra.Marinalva Vieira Barbosa

 

Downloads

Publicado

2020-10-01