A necessidade da formação de professores para atuar na educação inclusiva

Autores

  • Inez Cristina Ferreira Fornel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM
  • Rosemar Rosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4980

Palavras-chave:

Necessidade de formação, Formação de professores, Educação inclusiva.

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar a necessidade da formação de professores para atuar na Educação Inclusiva. A metodologia utilizada foi à revisão de literatura. Como aporte teórico, apoiamos em Stainback (1999), Glat (2002), Nogueira (2002), Mantoan (2003), Pletsch (2009), Garcia (2013) e Emanuel (2016). Para um processo educativo inclusivo, é preciso rever as políticas públicas, considerando que as normas e as diretrizes que regulamentam as formações de professores não estão em consonância com a realidade educacional no Brasil e que é necessário realizar mudanças no processo educativo, investindo na formação inicial e continuada deles e os valorizando. Ter o professor como o mediador no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da escola, fazendo com que sua prática pedagógica impulsione a educação inclusiva, para que o aluno seja o principal ator na aquisição de conhecimento e construção de sua aprendizagem. As considerações finais destacam a necessidade de mudança no processo educacional, em investimentos e na valorização da formação de professores e implementações de políticas públicas que realmente atendam à educação na perspectiva inclusiva.

Biografia do Autor

Inez Cristina Ferreira Fornel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM).  

Rosemar Rosa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Uberaba (2017). Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora pesquisadora (Formadora UAB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro IFTM) - Bibliotecária do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - IFTM.

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Publicado

2020-10-01