Inclusão escolar de alunos com epilepsia: breve revisão da literatura

Autores

  • Kárita Marques Rodrigues Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4986

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Epilepsia, Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho se propôs a tratar do tema da epilepsia e inclusão escolar. Foi realizado um levantamento nas bases Scielo das referências sobre a doença, tipos, causas, consequências e seus principais impactos na escolarização de alunos com epilepsia ou medicalizados. Destacamos a necessidade de ampliação e aprofundamento da discussão sobre o tema das doenças crônicas e sua relação com as dificuldades de aprendizagem nas instituições de ensino de forma que haja maior explicitação sobre a importância do reconhecimento desse tipo de doença e os riscos que a falta de informação pode trazer à saúde da comunidade escolar, principalmente ao doente que pode desenvolver sentimentos de revolta e aversão social no processo de inclusão escolar. Concluímos que é urgente a implementação de políticas e ações mais inclusivas por parte das instituições escolares que recebem investimentos e verbas para implantar e manter serviço de atendimento educacional a alunos com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Kárita Marques Rodrigues Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Graduada em Serviço Social (UCG). Especialista em Pedagogia Social (FINOM).

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Publicado

2020-10-01