Das (IM)possibilidades teórico-metodológicas no ensino de língua portuguesa para surdos em contextos inclusivos

Autores

  • Gabriel Silva Xavier Nascimento Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4988

Palavras-chave:

Aquisição de língua, Surdos, Português como segunda língua, Metodologias.

Resumo

No imperativo da inclusão, um dos entraves no processo de ensino e aprendizagem dos surdos se configura nas barreiras comunicativas que emergem nas relações entre usuários da língua oral e da língua de sinais. Ainda que os ambientes em escolas inclusivas contem com a presença de um tradutor e intérprete, as questões de aquisição de linguagem oriundas de um processo de alfabetização deficitário implicam diretamente na produção escrita dos surdos e também na sua relação com a libras, pelo acesso tardio a ela. Neste sentido, o que aqui se desdobra enquanto pesquisa, objetiva apontar quais fatores teórico-metodológicos têm contribuído para a não aprendizagem da língua portuguesa escrita ao longo da educação básica ofertada aos surdos. Para isso, assume uma perspectiva qualitativa, na forma de um relato de experiência, envolvendo um aluno surdo matriculado em uma turma regular de um curso Técnico Integrado em Mecatrônica oferecido em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A análise parte de exercícios diagnósticos, entrevistas abertas e situações experimentadas em aulas de língua portuguesa, ofertada como segunda língua. Os dados produzidos possibilitam uma visão ampla geral em relação à condição e domínio da língua escrita, por alunos surdos que ingressam na instituição. As discussões podem contribuir para pensar políticas públicas que assegurem hospitalidade linguística e favoreçam uma formação bilíngue para surdos.

Biografia do Autor

Gabriel Silva Xavier Nascimento, Instituto Federal de São Paulo

Doutorando em Educação Especial (UFScar) e em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Unifesp),Mestre em Educação (Ufes), Especialista em Libras (Finom), Especialista em Educação Especial Inclusiva (UCM), Licenciado em Letras Português-Inglês (Uniube), atua como como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Letras - Língua Portuguesa e Libras no Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa para falantes de outras línguas, Língua Inglesa e Língua Brasileira de Sinais atuando principalmente nos seguintes eixos: acessibilidade para surdos, tradução audiovisual, formação de tradutores e intérpretes e Linguística Aplicada.

Referências

BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso, in Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. (São Paulo: Martins Fontes, 2003), p. 261-262

BRASIL. Convenção Ortográfica entre o Brasil e Portugal. Promulgada pelo Decreto no 14.533, de 18 de janeiro de 1944, e publicada no DOU de 20/1/1944.

BRASIL, Lei de nº 10.436. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília, 2002.

BRASIL. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun. 2014.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NASCIMENTO, Gabriel S. Experiências e desafios no ensino de Língua Portuguesa como

segunda língua para Surdos. IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, Vitória, 2018.

NASCIMENTO, Gabriel S. A língua própria do surdo: a defesa da língua a partir de uma subjetividade surda resistente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós

Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

SACKS, Oliver. Vendo Vozes: Uma viagem ao Mundo dos Surdos. São Paulo: Editora Companhia de Letras, 1988.

SKLIAR, C. (Org.) Educação & exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação. 1997.

Downloads

Publicado

2020-10-01