Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil

Autores

  • Milan Puh Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.5188

Resumo

Orientar-se, como essa música de Gilberto Gil indica, significa tomar rumo, avaliar as opções e decidir por onde ir. Mas esse caminho desde há bastante tempo é decidido de poucos lugares no mundo, normalmente a partir de uma constelação que não é a do Cruzeiro do Sul. Nesse sentido, esse dossiê propõe que tomemos essa possibilidade de orientar o nosso olhar acadêmico não somente em sentido ao Japão, escondidos na posição subalterna do porão de um navio, mas compreendendo e determinando o nosso curso pelas inúmeras possibilidades disponíveis de conhecer realidades de países cujas línguas os brasileiros estudam e ensinam. Aqui se trata de ampliar as direções da nossa orientação, porque vivemos em um mundo em que é necessário saber a multiplicidade de destinos internos e externos, e de uma nação tão intensamente plurilíngue.

Biografia do Autor

Milan Puh, Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (2019). Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). É docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino. Organizador dos Dias Brasileiros em Pula desde 2013, promovendo aproximações e intercâmbios entre a Croácia e o Brasil e da Semana da Croácia em São Paulo desde 2014, com o mesmo intuito. Trabalha com assuntos ligados a História, Línguas, Culturas e Educação em diferentes contextos latino-americanos, africanos e europeus, com enfoque especial em comunidades imigrantes tanto no Brasil como no exterior.

Referências

DINIZ, B. Línguas Orientais: linhas de pesquisa. Estudos avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 471-472, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HANANIA, Aida Ramezá; SPROVIERO, Mário Bruno. Os estudos orientais no âmbito da Universidade. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 2, p. 17-22, 1998.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2006, p. 10-25.

PUH, M. “Tudo junto e misturado?”: as contribuições e os limites do multiculturalismo no ensino de línguas. Revista El Toldo de Astier: propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura, La Plata, Universidad Nacional de La Plata, ano 11, n. 20-21, p. 415-432, 2020.

PUH, Milan. Concepções de leitura entre o Oriente e Ocidente: Ensino de língua russa na Ásia Central. In: Riolfi, Cláudia; Barzotto, Valdir Heitor. (Org.). Leituras Errantes. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2019, v. 1, p. 184-197.

PUH, Milan. Estudos eslavos no Brasil: constituição de uma área. Revista X, [S.l.], v. 15, n. 6, p. 674-697, dec. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-25