De falantes à aprendizes: O ensino/aprendizagem da língua Ucraniana como língua de herança

Autores

  • Edina Smaha
  • Cibele Krause-Lemke

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.5191

Palavras-chave:

língua Ucraniana, Língua de Herança (LH), Ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste artigo, valemo-nos do conceito de Língua de Herança (LH), conforme proposto por Cummins (1983) para referir-nos a qualquer outro idioma de relevância familiar que não seja a língua oficial de um dado território. Embora a definição de LH e o uso do termo tenha sido centrado na língua inglesa e no contexto norte-americano, ele passou a ser utilizado para refletir contextos imigratórios onde o processo de aquisição linguística divide espaço entre a língua minoritária (Língua de Herança) e a língua majoritária (Língua de Acolhimento). Neste trabalho, trataremos do cenário linguístico da cidade de Prudentópolis – PR, onde a língua ucraniana desempenha o papel de Língua de Herança para grande parte da população local. Portanto, o objetivo deste trabalho é, mais especificamente, refletir acerca dos desafios do ensino desta língua no Brasil, e a partir das experiências em sala de aula, descrever adaptações realizadas em atividades do material didático utilizado nas aulas com o intuito de buscar aproximar o aluno à variedade padrão desta língua, no caso a língua ucraniana oficial e, ao mesmo tempo, valorizar e revitalizar a variedade falada na sua comunidade.

Biografia do Autor

Edina Smaha

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016) e graduação em Relações Internacionais - Lvov Ivan Franko State University (2012). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Línguas Estrangeiras modernas.

Cibele Krause-Lemke

Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. 

Referências

BORUSZENKO, O. Boletim informativo da Casa Romário Martins. 2. ed. Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba, 1995

COMPTOM C. Heritage Language Communities and Schools. Challenges and recommendations. Heritage Language Education in the United States Heritage Languages in America: Preserving a National Resource. Center for Applied Linguistics and Delta Systems, McHenry, IL, 2001. 145- 166

CUMMINS, J. Heritage language education: A literature review. Toronto, ON: Ministry of Education, 1983.

DUARTE, I. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística - PNEP. Lisboa: DGIDC-ME. 2008.

FERNÁNDEZ D. A. Exploring interaction between heritage and second language learners in the Spanish language classroom: Opportunities for collaborative dialogue and learning. In N. Storch & W., 2020

FISHMAN, J. 300- plus year of Heritage Language Education in the United States. Heritage Languages in America: IL: Delta Systems e Center for Applied Linguistics, 2001. 81-98

FLORES, C.; MELO-PFEIFER, S. O conceito “Língua de Herança” na perspectiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças luso descendentes na Alemanha. Revista Domínios de Lingu@gem. São Paulo, v. 8, n. 3, p. 16-45, 2014.

LIMA-HERNANDES, C. Sociolinguística e línguas de herança. In.: MOLLICA, M. C. e FERRAREZI JUNIOR, C. Sociolinguística, Sociolinguísticas. São Paulo: Contexto, 2016

PARODI, C. Stigmatized Spanish inside the Classroom and out: A Model of Language Teaching to Heritage Speakers. Heritage Language Education: A New Field Emerging. Orgs. D. M. Brinton, O. Kagan e S. Bauckus. New York & London: Routledge, 2008. 199-214.

PEYTON et al. Charting a New Course: Heritage Language Education in the United States Heritage Languages in America: Preserving a National Resource. Center for Applied Linguistics and Delta Systems, McHenry, IL, 2001

KOVALSKI, R. A. Desenvolvimento territorial sustentável com identidade cultural no estado do Paraná: possibilidades e bloqueios: estudo de caso no município de Palmeira, na região de Santa Bárbara - PR. 2015. 270f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015

RENK, V. Nacionalização compulsória das escolas étnicas e resistências, no Governo Vargas. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: Champagnat/ Fundação Araucária, 2008. v. 1. – PUCPR/UFPR

RESENDE DA COSTA, Loureço. A Língua Ucraniana Nos Colégios Estaduais Em Prudentópolis- PR. II Congresso Internacional de História. UEPG, 2015

SEMECHECHEM J. A.; et al. A língua ucraniana como símbolo de pertencimento e de identidade de ucraniedade em uma comunidade no sul do Brasil. Gragoatá, Niterói, v.22, n. 42, p. 416-434, 2017

SMAHA, E. Crenças e atitudes de jovens descendentes de ucranianos em relação à língua ucraniana e sua manutenção em Prudentópolis, Paraná. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual o Centro-Oeste, Guarapuava, 2018

VALDÉS, G. Pedagogical Implications of Teaching Spanish to the Spanish-Speaking in the United States. Teaching Spanish to the Hispanic Bilingual: Issues, Aims, and Methods. Orgs. G. Valdés, A. Lozano e R. García-Moya. New York: Teachers College Press, 1981. 3-20

VALDÉS, G. Heritage Language Students: Profiles and Possibilities. Heritage Languages in America: Preserving a National Resource. Orgs. J. Peyton, D. Ranard e S. McGinnis. McHenry, IL: Delta Systems e Center for Applied Linguistics, 2001. 37-77

VILLA, D. Theory, design, and content for a “grammar” class for native speakers of Spanish. Em M.C. Colombi & F. Alarcón (Orgs.), La enseñanza del español a hispanohablantes: Praxis y teoría (pp. 93-102). Boston: Houghton Mifflin, 1997

WOUK, M. Estudo Etnográfico-linguístico da comunidade ucraína de Dorizon. Curitiba: Projeto, 1981

ПАЛІНСЬКА, О. & ТУРКЕВИЧ O. КРОК-1 (українська мова як іноземна). Видавництво Львівської політехніки (2-е видання), 2014

Downloads

Publicado

2021-01-25

Edição

Seção

Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil