Escrita acadêmica: atividade dialógica do pesquisador.

Autores

  • Isabele de Sousa Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Katia Cilene Ferreira França Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5597

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, discurso de outrem, filiação teórica.

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo a escrita acadêmica, a atividade dialógica que o pesquisador, enquanto sujeito social, realiza com o discurso de outrem na elaboração de seu plano de dizer, na construção de artigos que circulam em periódicos científicos, como atividade de pesquisa, como produção de conhecimento da universidade. Escrever uma pesquisa pressupõe convocar outras pesquisas, bem como colocar autores em diálogo. Esse diálogo pode ser observado e analisado a partir das formas da língua. Nesse sentido, delimitamos como objetivo deste trabalho olhar reflexivamente para a materialidade da escrita de artigos científicos, a fim de identificar as operações parafrásticas que o pesquisador realiza ao mobilizar a voz de outrem em sua escrita e compreendê-las como pistas que ajudam a entender a construção da filiação do sujeito, que escreve, a uma linha de pensamento teórico. Para esta análise  tomamos como ponto de partida os estudos de Bakhtin/Volochinov (2003), segundo o qual cada dizer não pode ser visto como um texto isolado, produzido por uma espécie de adão criador das palavras e dos sentidos que carregam, mas como um enunciado compreendido como uma unidade de interação entre sujeitos, como portador de uma genealogia social; na perspectiva de Fuchs (1985) sobre a paráfrase como uma operação linguístico-discursiva para elaboração de novos enunciados; Authier-Revuz (2004) sobre as formas heterogêneas de inserção do outro no discurso pelas formas de alusão e  França (2018) sobre a voz referência na constituição da filiação teórica. Como objeto de análise, tomamos artigos coletados em periódicos científicos maranhenses.

 

 


Biografia do Autor

Isabele de Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (FAPEMA). Integrante do Grupo de Estudo Escrita e Produção de Saberes (GEEPS/UFMA). E-mail: isabelelima2016@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2059-569x. 

Katia Cilene Ferreira França, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN), professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Bernardo). Líder do Grupo de Estudo Escrita e Produção de Saberes (GEEPS/UFMA). Coordenadora do projeto Filiação teórica e produção de conhecimentos: análise dos periódicos maranhenses (UFMA/FAPEMA) Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7756-9121.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6026 – Informações e documentação: Referências: Elaboração. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

______. Estética da criação verbal. 4º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin/José Luiz Fiorin. 2.ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018. p.160.

FRANÇA, Katia Cilene Ferreira. A filiação teórica na escrita do pesquisador em formação: uma análise sobre a genealogia do dizer acadêmico pelas formas da língua. Natal, 2018. 178f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, p.176, 2018.

FUCHS, Catherine. A paráfrase linguística: equivalência, sinonímia ou reformulação? Cadernos de Estudos Linguísticos. Tradução de João Wanderlei Geraldi. Campinas: n.8, p.129 – 134. (1985).

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. 3. ed. Campinas: Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

______. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola. Editorial, 2008.

MIRANDA, Maria Aparecida da Silva. Articulação de vozes na escrita do pesquisador em formação: análise de arranjos linguísticos na produção escrita acadêmica. Natal, 2019. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, p.173, 2019.

MORAES, Jonilson Pinheiro. O letramento escolar é uma prática discursiva?. Littera Online, São Luís, v.9, n.17, 2018, p.179-200. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera>. Acesso em: 03 nov. 2019.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre letramento. Filologia e Linguística

Portuguesa, São Paulo, n. 8, 2006, p. 465-488. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2021.

VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Língua, linguagem, enunciado. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo – São Paulo: Editora 34, 2017. Parte II, cap. 2, p. 173 200.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos