Os dilemas da escrita: uma análise da produção de paráfrases em resumos acadêmicos

Autores

  • Ana Célia Barbosa de Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Akaliny Araujo Martins da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5611

Palavras-chave:

Resumo de construção, Paráfrase, Escrita Acadêmica.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre os dilemas da escrita acadêmica, em específico a produção de resumo a partir do fichamento. Trata-se do movimento investigativo de alunos do curso de Letras, que, pautados em habilidades concernentes à produção escrita na universidade, questionam: como os alunos lidam com as diferentes vozes na escrita acadêmica e quais desafios se mostram, na materialidade linguística, ao escreverem um resumo acadêmico? Nossa hipótese é que o conhecimento de um modelo não é suficiente para produzir um resumo a partir do texto-fonte. O trabalho de escrita exige do sujeito experiência para lidar com diferentes estratégias linguísticas, por exemplo, a paráfrase. Temos como corpus versões de resumos produzidos, na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico I, turma 2020.6, (durante o período de ensino remoto), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fundamentamo-nos nos estudos de Leite (2009) sobre as características do resumo; na concepção de paráfrase de Fuchs (1985) como modos de reformular os discursos já proferidos e nas discussões apontadas por Barzotto (2009), Barbosa e Fabiano-Campos (2014), quanto aos desafios da escrita acadêmica. Os resultados apontam indícios de que há desvios quanto ao modo de apropriação da voz do outro mobilizada nos textos produzidos pelos alunos, ou seja, apresentam dificuldades em articular os mecanismos linguísticos, principalmente no que se refere à paráfrase.

Biografia do Autor

Ana Célia Barbosa de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: anacelia230899@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9208-8366

Akaliny Araujo Martins da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: Araújo araujoakaliny@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4684-3594.

Referências

BARBOSA, Marinalva Vieira. FABIANO-CAMPOS, Sulemi. A difícil arte de dialogar com a palavra do outro para produzir a palavra própria. Revista Interdisciplinar. Ano IX, v. 20, Itabaiana/ SE, p.35-46, jan/jun 2014.

BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura e mediação. Reflexões sobre a formação do professor. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

FUCHS, Catherine. A paráfrase linguística - equivalência, sinonímia ou reformulação? In: Cadernos de estudos linguísticos. N° 8. p. 133. 1983.

LEITE, Marli Quadros. Resumo. 1° edição atualizada. São Paulo: Paulistana. 2009.

LARROSA, Jorge. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre as linguagens da experiência. In____ Tremores: escritos sobre experiência. 1° ed. Belo Horizonte. 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos