CADERNO GEOGRÁFICO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DILMA LÚCIA DOS SANTOS

Autores

  • Você Ferretti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Você Adão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Você Cristina Wiederkehr Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.803

Resumo

Este artigo apresenta e discute a construção de um material didático para acervo da escola, o Caderno Geográfico da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos. A escola está localizada no bairro da Armação, município de Florianópolis. A elaboração do Caderno foi uma das atividades desenvolvidas no PIBID Geografia da UFSC, composta por estudantes da graduação, professores e coordenador do projeto. O objetivo foi produzir um material didático para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os eixos temáticos abordados contemplam o processo de ocupação e transformação dos espaços locais, os aspectos físicos e os ambientes naturais protegidos inseridos no entorno da escola, de forma a caracterizar e compreender o espaço geográfico da localidade. Com o intuito de construir conhecimentos significativos para os alunos e para a comunidade, que auxiliem a compreender e intervir no mundo em que vivem, por meio de estratégias que valorizem os seus conhecimentos prévios e introduzam a construção de um olhar investigativo e analítico acerca do tempo e do espaço. A elaboração do Caderno foi desenvolvido em diversas etapas, desde o planejamento, escolha dos eixos temáticos, levantamento bibliográfico, cartográfico, documental, pesquisas de campo, até a elaboração dos textos, análise e a revisão final.

Palavras-chave: Caderno Geográfico; Eixos temáticos; Pesquisa; Geografia; Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos.

Biografia do Autor

Você Ferretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor e pesquisador em Geografia. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia - NEPEGeo.

Você Adão, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando da Licenciatura do curso de Geografia. Departamento de Geociências, área: Licenciatura Plena em Geografia.

Você Cristina Wiederkehr, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada no curso de Geografia. Departamento de Geociências, área: Licenciatura Plena em Geografia.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino