A SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DE PROJETO DE TRABALHO

Luciana Machado Marx, Maria Terezinha Espinosa de Oliveira

Resumo


O presente artigo busca identificar as dificuldades e compreender como realizar a sistematização da aprendizagem pela metodologia de projeto de trabalho, proposta pelo autor espanhol Fernando Hernández, no contexto da educação pública brasileira com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, determinada como qualitativa, foi realizada em uma escola pública de tempo integral no município de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, que fazia parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)por meio da proposta apresentada e aprovada do curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O resultado dessa pesquisa demonstrou que é necessário readaptar a metodologia de projeto de trabalho de acordo com a educação pública brasileira e assim buscar realizar a sistematização da aprendizagem ao longo do processo de ensino e aprendizagem.


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DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.807

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