A IMPORTÂNCIA E CONCEPCAO DA MONITORIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Autores

  • Jefferson Silva Costa Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas - SEE/AL Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.811

Resumo

A monitoria do estágio supervisionado pode ser entendida como um procedimento pedagógico, que permite aos alunos conhecer o universo de seu futuro campo de atuação. Objetivou-se conhecer e comparar a percepção dos alunos em relação ao desempenho dos monitores nas atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado III. Adotou-se o método quantitativo com aplicação de questionário estruturado. Os alunos (83% - Estágio I; 82% - Estágio III) informaram que só procuram os monitores em épocas de provas e no prazo da entrega dos relatórios da disciplina. Constatou-se também que a maior dificuldade dos alunos, de ambas as turmas, em buscarem o atendimento da monitoria deve-se a incompatibilidade de seus horários com os disponibilizados pelos monitores (54% - Estágio I; 52% - Estágio III). Os alunos questionados, de ambas as turmas, acham importante a participação dos monitores nas disciplinas de estágio para auxiliar o professor nas atividades teóricas e/ou práticas (54% - Estágio I; 64% - Estágio III). Dessa forma, conclui-se que a monitoria acadêmica exercida pelos monitores nas disciplinas de estágio I e III, contribui para aprimorar o ensino-aprendizagem dos alunos. 

Biografia do Autor

Jefferson Silva Costa, Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas - SEE/AL Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2014). Integrante do Grupo Pesquisas "Praticas de Ensino", registrado no CNPq. Professor contratado de Biologia na Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, lotatao na Escola Estadual Professor José Félix e Carvalho Alves. Pesquisador de temáticas relativas a metodologia de ensino de Biologia e Ciências, no intuito de entender o processo de ensino-aprendizagem elencado pela psicologia cognitiva de Jean Piaget, criando uma perspectiva de educação cientifica e construtivista. Trabalhando também com educação ambiental e meio ambiente, no intuito de investigar técnicas que incentivem a conservação ambiental.

Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar, Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca.

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Botânica (UFRPE) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE). Atualmente é professora da UFAL - Campus de Arapiraca, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Compõe a equipe de coordenadores do Subprojeto Biologia do PIBID/ CAPES. Atua nas seguintes áreas: Educação - Formação de professores, Metodologia do Ensino de Ciências e Estágios Supervisionados); Botânica Aplicada - Etnobotânica; Toxicologia, Plantas tóxicas.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino