CONHECENDO E INTERAGINDO COM AS PLANTAS DO NOSSO PLANETA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID-PEDAGOGIA

Autores

  • Karla Schwantz FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Rita Buzzi Rausch FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.829

Resumo

RESUMO: O PIBID da Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau – FURB visa contribuir com os processos de alfabetização e de letramento de crianças que frequentam escolas públicas. A sustentação teórica da experiência pauta-se principalmente nas ideias de Soares (2003), Vygotsky (1998) e Kleiman (2005) que defendem a perspectiva de alfabetizar letrando. A escola  contemplada com esta experiência foi a Escola de Educação Básica Victor Hering e a turma do segundo ano do Ensino Fundamental. A organização do trabalho se deu por meio de projetos e o tema do mesmo foi escolhido pelas crianças da turma. O grande interesse das crianças era sobre as plantas e estabelecemos uma relação com o objetivo geral do projeto PIBID que é o desenvolvimento dos processos de alfabetização e letramento. Os trabalhos que tiveram maior interesse das crianças foram as experiências com as plantas, onde ocorreram: plantação de mudas de alfaces, plantação de sementes de alpiste para criação de bonecos, e por fim a visita a uma floricultura onde as crianças saíram com mudas  para o plantio no jardim da escola. A escrita entrou de modo efetivo, sendo que as crianças deveriam refletir sobre as vivências ocorridas relatando-as. O projeto nos proporcionou, enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia da FURB, a experiência na iniciação do trabalho docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: PIBID; PEDAGOGIA; ALFABETIZAR E LETRAR; PRÁTICAS EDUCATIVAS; PLANTAS.

Biografia do Autor

Karla Schwantz, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Estudante do curso de Pedagogia e bolsista no PIBID-Pedagogia

Rita Buzzi Rausch, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Rita Buzzi Rausch, Doutora em Educação. Professora e pesquisadora no PPGE da FURB. Coordenadora do subprojeto do PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino