USO DE DINÂMICAS COMO AUXÍLIO EM RODAS DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Vera Lucia Bonfim Tiburzio
  • Raquel Chaves Macedo Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.833

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) objetiva antecipar o vínculo entre os futuros profissionais da Educação e as salas de aula. O PIBID faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais (MEC, 2012). Neste trabalho as atividades apresentadas foram guiadas por licenciandos e realizadas em duas escolas parceiras, as escolas Municipais José Macciotti e Estadual Boulanger Pucci. O objetivo principal deste subprojeto é o estímulo à leitura, sobre Ciências e Tecnologias. Foi planejado um ciclo de dinâmicas que buscavam melhorar o entrosamento entre os licenciandos e alunos e entre os próprios alunos, além de estimulá-los a leitura sobre Ciências, especialmente as Biológicas. Este artigo apresenta os resultados deste ciclo de dinâmicas em grupos realizadas nestas escolas anteriormente citadas. O objetivo do seguinte trabalho foi usar dinâmicas variadas que tinham diversas funções para auxiliar no incentivo da leitura e escrita. O que ficou claro neste espaço de tempo em que as dinâmicas foram trabalhadas é que as mesmas auxiliaram ativamente no processo de aproximação dos alunos com o grupo de licenciandos possibilitando de certa forma iniciar nestes adolescentes um resgate ou um despertar pelo gosto da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Vera Lucia Bonfim Tiburzio

Instituto de Ciẽncias Exatas, Naturais e Educação (ICENE).

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino