RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FCT- UNESP.

Márcia Regina Canhoto de Lima, José Milton Lima, Joyce Cristina Claro Menoti, Janaína Bolssone do Prado, Renato Lucas Amaral Costa

Resumo


Este trabalho apresenta resultados do Subprojeto PIBID de Educação Física da FCT/UNESP de Presidente Prudente que teve como objetivo central a formação inicial diferenciada dos licenciandos e continuada dos professores das escolas parceiras, a partir da valorização da infância e da Cultura Corporal de Movimento. A metodologia pautou-se em pressupostos da pesquisa-intervenção e permitiu a estreita relação entre teoria e prática e transformação na realidade estudada. O referencial teórico baseou-se em documentos oficiais, autores da área da Educação Física, Educação e Infância que permitiram um suporte teórico atualizado e interdisciplinar. Como resultados destacam-se a necessidade de buscar e discutir bibliografias a partir do surgimento de problemáticas na prática educativa, fato que implicou positivamente nas atitudes dos alunos bolsistas em relação à atuação docente. As análises sublinharam, também, a Educação Física como essencial à contemplação da globalidade do desenvolvimento da criança e a urgência em se considerar a infância como categoria social nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, os resultados demonstraram a relevância do PIBID como uma alternativa que qualifica a formação inicial, ao inserir o graduando no âmbito escolar com suporte e condições que permitem um conhecimento amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de professor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.834

Apontamentos

  • Não há apontamentos.