RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FCT- UNESP.

Autores

  • Márcia Regina Canhoto de Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Campus de Presidente Prudente, São Paulo.
  • José Milton Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo.
  • Joyce Cristina Claro Menoti Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente.
  • Janaína Bolssone do Prado Aluna do Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP Campus de Presidente Prudente e bolsista de iniciação à docência do PIBID.
  • Renato Lucas Amaral Costa Aluno do Curso de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP Campus de Presidente Prudente e bolsista de iniciação à docência do PIBID.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.834

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do Subprojeto PIBID de Educação Física da FCT/UNESP de Presidente Prudente que teve como objetivo central a formação inicial diferenciada dos licenciandos e continuada dos professores das escolas parceiras, a partir da valorização da infância e da Cultura Corporal de Movimento. A metodologia pautou-se em pressupostos da pesquisa-intervenção e permitiu a estreita relação entre teoria e prática e transformação na realidade estudada. O referencial teórico baseou-se em documentos oficiais, autores da área da Educação Física, Educação e Infância que permitiram um suporte teórico atualizado e interdisciplinar. Como resultados destacam-se a necessidade de buscar e discutir bibliografias a partir do surgimento de problemáticas na prática educativa, fato que implicou positivamente nas atitudes dos alunos bolsistas em relação à atuação docente. As análises sublinharam, também, a Educação Física como essencial à contemplação da globalidade do desenvolvimento da criança e a urgência em se considerar a infância como categoria social nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, os resultados demonstraram a relevância do PIBID como uma alternativa que qualifica a formação inicial, ao inserir o graduando no âmbito escolar com suporte e condições que permitem um conhecimento amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de professor.

Biografia do Autor

Márcia Regina Canhoto de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Campus de Presidente Prudente, São Paulo.

Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente. Mestrado e Doutorado na área de Educação. Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha.

José Milton Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente, São Paulo.

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente. Mestrado e Doutorado na área de Educação. Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino