AS PROPAGANDAS COMO GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA E CIDADÃ

Autores

  • Sara Araújo Brito Fazollo UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Taiana Melo Alves UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.844

Resumo

AS PROPAGANDAS COMO GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA E CIDADÃ

 Resumo:

Este trabalho objetiva apresentar uma análise de propagandas como gênero discursivo no ensino de espanhol como língua estrangeira, em que a leitura crítica vem contribuir para a construção da identidade do sujeito, a fim de possibilitar o seu desenvolvimento como cidadão na sociedade. Ademais, procuramos desenvolver a compreensão das questões que englobam esse tema, já que a propaganda está presente no cotidiano do sujeito, podendo ser exploradas no ensino e incentivo à leitura.

Como metodologia, utilizamos estudos sobre os gêneros de modo a mostrar a relevância da propaganda na sala de aula de língua estrangeira. Os gêneros textuais são totalmente ligados ao caráter discursivo da fala, atuando como ações sociodiscursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo. Nesse sentido, a Linguística Aplicada, como área de estudos da linguagem adotada para este trabalho, vem demostrar a relevância de o professor desenvolver atividades leitoras a partir dessa prática discursiva a fim de contribuir para o fazer leitor do sujeito nas práticas sociais colaborando para a construção do cidadão crítico.

Para tanto, utilizamos autores recentes como Moita Lopes (2006), Marcuschi (2008), Gimenez (2005), Hall (2003), entre outros.

Palavras-chave: Leitura; Gênero; Propaganda, E/LE

 

ADVERTISEMENTS LIKE DISCURSIVE GENRE IN THE FOREIGN LANGUAGE CLASSROOM: A CONTRIBUTION TO THE DEVELOPMENT OF CRITICAL AND CITIZEN READING

 Abstract:

This study presents an analysis of advertisements as discursive genre in teaching Spanish as a foreign language, in which the critical reading contributes to the construction of the identity of the subject in order to enable his development as a citizen in society. Moreover, we develop an understanding of issues that encompass this theme, since advertising is present in daily life of the subject and can be exploited in teaching and reading incentive.

As method, we have used studies on gender perspective to show the relevance of advertising in the foreign language classroom. The textual genres are fully connected to discursive character of speech and constitute social-discursive actions to act on the world and tell the world, making it somehow. In this sense, Applied Linguistics, as an area of language studies adopted for this work demonstrates the relevance of teacher’s development of reading activities from this discursive practice in order to contribute to the subject’s reading in social practices and collaborate to form a critical citizen.

Therefore, we have used recent authors as Moita Lopes (2006), Marcuschi (2008), Gimenez (2005), Hall (2003), among others.

Keywords: Reading; Gender; Advertising, E / LE

Biografia do Autor

Sara Araújo Brito Fazollo, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Letras, Área de Estudos Linguísticos, subárea Linguística Aplicada e Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira.

Mestre em Língua e Literaturas Hispânicas.

Professora Adjunto Doutor III, atua com as disciplinas de Língua Espanhola, Linguística Aplicada e Estágio Supervisionado no Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora Institucional do PIBID da UFRRJ.

Taiana Melo Alves, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bolsista de Iniciação à Docência do PIBID. Licencianda em Letras Português-Espanhol-Literaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2016-01-22