INTERARTE – UMA EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE COM O MEIO ARTÍSTICO

Autores

  • Leomar Silva Pacheco Instituto Federal do Tocantins
  • Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenador do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID
  • Ana Carolina Capuzzo de Melo Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenadora do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.847

Resumo

O subprojeto Encenando o Texto propõe uma nova diretriz para o ensino interdisciplinar de língua portuguesa e a artes com o tema transversal educação ambiental, proporcionando uma percepção direta dos estudantes permitindo-os transformarem a realidade por meio do conhecimento e expressarem-se através da construção da linguagem verbal e cênica. O Interarte, ação deste subprojeto, surgiu após a detecção, por vivência acadêmica no meio escolar, da carência que os alunos tinham com relação à arte. O 1º e 2º Interarte foram divididos em três partes iniciando com as apresentações artísticas, em seguida dando continuidade com as oficinas e por fim a socialização do que foi aprendido. O processo de criação do espetáculo final com as turmas dos 9º anos em que os acadêmicos estavam na regência da disciplina de artes, o 3º Interarte, foi à produção e montagem do espetáculo a partir dos textos produzidos pelos alunos. Todos estes procedimentos proporcionaram aos estudantes desenvolver habilidades e competências nas temáticas trabalhadas, no que tange a historicidade de cada tema e as vivências corporais diversificadas, pautadas num processo criativo e sócio-cognitivo, consignados numa proposta de integração social e aproximação com o meio artístico.

Biografia do Autor

Leomar Silva Pacheco, Instituto Federal do Tocantins

Acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, ator, dançarino, coreógrafo, palhaço, contador de histórias, conselheiro Municipal em Dança, monitor de dança pelo programa Mais Educação, bolsista do PIBID, professor de artes e arte-educador em projetos de ações sociais.

Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenador do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID

Licenciado em Artes Plásticas (UFPI). Especialista em Ensino da Arte (UCAM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenador do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID.

Ana Carolina Capuzzo de Melo, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenadora do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID

Licenciada em Letras Português/Espanhol (UCG). Especialista em Língua Portuguesa. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Coordenadora do Subprojeto Encenando o Texto – PIBID.

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino