‘SUPER TABELA’: UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • LILLIANE MIRANDA FREITAS Universidade Federal do Pará
  • Weberson Nazareno Silva dos Reis Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.852

Resumo

O presente estudo buscou analisar a construção do conhecimento sobre tabela periódica a partir de uma sequência didática aplicada aos alunos do 9º ano de uma escola pública de Bragança-Pará. A pesquisa ocorreu em três etapas, na primeira etapa foi aplicado um questionário inicial e logo após a ministração de aula introdutória sobre TP. Na segunda etapa, houve o aprofundamento sobre o conteúdo de TP e orientação e sorteio dos grupos para construção da “Super Tabela”. Na terceira etapa ocorreu a construção da ‘Super Tabela?, em seguida foi aplicado um questionário final. Nos resultados sobre os conhecimentos prévios dos alunos identificamos que os estudantes deram respostas vagas ou demonstram pouco domínio do conteúdo. Com relação à aprendizagem, após a SD verificamos que os alunos foram capazes de responder corretamente às questões relativas a tabela periódica. Os alunos mencionaram que gostaram de participar da realização da SD. Consideramos que a aplicação da SD a partir do método lúdico para a construção da ‘Super Tabela? os alunos interagiram uns com outros e conseguiram assimilar o conteúdo.

Biografia do Autor

LILLIANE MIRANDA FREITAS, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA. Professora Assistente na Faculdade de Ciências Biológicas do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, Campus Universitário de Bragança - Universidade Federal do Pará

Weberson Nazareno Silva dos Reis, Universidade Federal do Pará

Graduando em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino