PIBID BELAS ARTES – UFRRJ: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA POESIA E DA ANIMAÇÃO

Autores

  • Luciana Diláscio Neves UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thais Souza Rodrigues UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.855

Resumo

Resumo

O trabalho aqui apresentado reflete sobre ações que vem sendo desenvolvidas pelo subprojeto PIBID Belas Artes – UFRRJ a partir da utilização do audiovisual na Educação Básica, abordando sua potencialidade como recurso didático na arte-educação e relatando uma de suas experimentações. A oficina apresentada como exemplo de uma destas ações a qual o subprojeto está empenhado fez uso do cinema de animação para fazer interagir aspectos estéticos, lúdicos, científicos e tecnológicos, trabalhando a sensibilidade e a linguagem poética dos estudantes. Tratou-se de uma proposta dirigida à educação básica, unindo novas mídias, poesia e desenho, utilizando-se o recurso da animação e apoiando-se no encantamento que tais recursos têm produzido em jovens e adultos para trabalhar a linguagem poética, a sensibilidade e a construção de sentidos. A partir deste exemplo, buscamos justificar a importância e pertinência destas ações.

Palavras-Chaves: Arte-Educação; Audiovisual; Animação; Desenho; Poesia

Biografia do Autor

Luciana Diláscio Neves, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente do Curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ

Thais Souza Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Licenciatura em Belas Artes da UFRRJ

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino