Leitura e teoria literária em sala de aula: a formação da criticidade no leitor

Autores

  • Danilo Passos Santos Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA) Lorena-SP
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA) Lorena-SP

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.856

Resumo

A presença de estudantes iniciantes do ensino médio que não têm por hábito a leitura para a absorção e construção de conhecimentos aponta que novos métodos e metodologias precisam ser implantados a fim de se tentar criar gradativamente o hábito da leitura entre eles. Esta pesquisa, realizada em uma escola estadual no Vale do Paraíba, com estudantes do primeiro ano do ensino médio, apresenta metodologias atualizadas para o ensino da Literatura de uma maneira dinamizada e interativa, visando à formação de um leitor crítico. Com atividades e debates coletivos voltados às discussões em torno de um conto ou crônica, os alunos, a partir de uma leitura sistematizada e bem trabalhada em sala de aula, reescreveram o texto de acordo com perspectivas pessoais. Após discussões sobre a leitura, os alunos se portaram como “escritores” e continuaram o objeto de leitura, respeitando as particularidades do autor da obra original. Desse modo, exercitaram suas capacidades ortográficas, de coesão e coerência textual, preocupados com a publicação dos textos em uma coletânea digital, produto final deste projeto de pesquisa. 

Biografia do Autor

Danilo Passos Santos, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA) Lorena-SP

Pesquisador cientifico no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Faculdades Integradas Teresa DÁvila. Graduando em Letras com habilitação em Inglês, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias, língua portuguesa, tecnologia e literatura. Além das pesquisas científicas é um escritor independente com obras publicadas, contos e crônicas. Desse modo, participa de eventos literários de interesse, tais como, simpósios e congressos.

Luciani Vieira Gomes Alvareli, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA) Lorena-SP

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha de pesquisa: Educação e Tecnologia (2012). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2004), linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Aperfeiçoamento Acadêmico na Universidade Campinas (UNICAMP) no Instituto de Estudos da Linguagem-IEL (2000). Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês e Respectivas Literaturas pelas Faculdades Integradas Teresa DÁvila - FATEA (1998). Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Letras das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA); Coordenadora de Sub-Projeto de Letras - PIBID-CAPES-FATEA

Downloads

Publicado

2015-08-03

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino