GENERO TEXTUAL POESIA COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Trainotti Prim
  • Rita Buzzi Rausch FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.858

Resumo

Esta experiência foidesenvolvida por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçãoà Docência, particularmente no subprojeto de Pedagogia que tem como proposta alfabetizar letrando. A experiência aqui socializada foi desenvolvida no primeiro semestre de 2013, com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, na Escola Básica Estadual Victor Hering. O projeto denominado Poesias foi desenvolvido em forma de sequência didática, e o tema foi sugerido pela professora da turma a partir de observações do interesse manifestado pelas crianças por este gênero textual. Como sustentação teórica, alicerçamos a prática pedagógica principalmente nos estudos de Vygostky (1997), Smolka(1998), Soares (2003) e Kleiman (1998). Iniciamos o projeto fazendo uma sondagem do que as crianças sabiam sobre poesias e a partir de seus conhecimentos prévios planejamos o desenvolvimento do projeto. O projeto teve aduração de cinco meses e contemplou estudos sobre o que é poesia, mapa conceitual, características das poesias, estrutura de uma poesia, estudo sobrepoetas brasileiros, elaboração de poesias pelas crianças e culminou com a apresentação de um sarau de poesias para os pais e comunidade escolar. Como registro da vivência, construímos ao final o livro das descobertas da turma onde constam pesquisas e produções poéticas dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: PIBID;PIBID PEDAGOGIA; POESIAS; ALFABETIZAÇÃO; LETRAMENTO.

Biografia do Autor

Jaqueline Trainotti Prim

Rita Buzzi Rausch, FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino