AULA DIFERENCIADA: UMA POSSIBILIDADE PARA SE TRABALHAR COM O CONTEÚDO “PROPRIEDADES DO AR” PARA A 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ANDREIA WEISS Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000
  • CLAUDENI MARQUES SANTOS Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias. Alto Universitário s/n. Guararema 29500000 - Alegre, ES - Brasil - Caixa-postal: 16
  • LUCAS DIAS-LIMA Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000
  • TARCÍZIO DADA FERRARINI
  • CAROLINA DEMETRIO FERREIRA Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.872

Resumo

A utilização de variadas modalidades didáticas assim como a demonstração pode ser considerado um instrumento que contribui para o ensino e aprendizagem de diferentes temáticas nas Ciências Naturais. No presente estudo, objetivou-se aplicar sete demonstrações abordando o conteúdo “Propriedades do Ar” e verificar se houve uma aceitação da modalidade pelos alunos. No trabalho, participaram 77 alunos de três turmas do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no município de Alegre, ES. Pôde-se observar que o desenvolvimento das demonstrações despertou o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado, houve uma maior compreensão de conceitos básicos em Ciências como a presença do ar em todos os lugares pelos alunos. Ao utilizar diferentes estratégias didáticas para se ministrar os conteúdos, os alunos passaram a ser desafiados a usar a imaginação e raciocínio e motivados para aprender ciências, deixando de ser apenas ouvintes das explicações do professor e tornando-se elemento ativo ao construir sua própria aprendizagem. Podemos reafirmar a necessidade de, cada vez mais, buscarmos inserir tais atividades diferenciadas no dia a dia dos alunos.

Biografia do Autor

ANDREIA WEISS, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000

Pedagoga, Doutora em Educação. Professora lotada no Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo.

CLAUDENI MARQUES SANTOS, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Agrárias. Alto Universitário s/n. Guararema 29500000 - Alegre, ES - Brasil - Caixa-postal: 16

Graduanda Ciências Biológicas Licenciatura. Bolsista PIBID/CAPES.

LUCAS DIAS-LIMA, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000

Graduando Ciências Biológicas Licenciatura. Bolsista PIBID/CAPES.

TARCÍZIO DADA FERRARINI

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo.

CAROLINA DEMETRIO FERREIRA, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Alto Universitário, caixa postal 96, s/n Guararema, Alegre, E.S. CEP 29500-000

Bióloga, Doutora em Zoologia. Professora lotada no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino