INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: UMA VIVÊNCIA EM DIADEMA-SP, BRASIL

Autores

  • Eloisa Cristina Gerolin Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Marilena Aparecida Souza Rosalen Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.881

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência que visa discorrer acerca das experiências vivenciadas e dos resultados obtidos através das ações do projeto “Atualidades e Cidadania” desenvolvido em 2013 e do projeto “Ciências e Cidadania” desenvolvido em 2014, ambos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública estadual no município de Diadema-SP. Ambos os projetos objetos deste trabalho abordam a contextualização de temáticas atuais e das ciências com a vida em sociedade e a prática cidadã. O desenvolvimento das práticas pedagógicas revelou um crescimento constante da participação dos estudantes nas aulas e atividades propostas e ressaltou a importância de ser um indivíduo consciente do mundo em que vive e do seu papel transformador, contribuindo para uma formação cidadã e cultural.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino