LETRAMENTO EM LEITURA ATRAVÉS DO ENSINO POR TAREFAS: UMA PROPOSTA DE OFICINAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM

Autores

  • Aline Nardes dos Santos Unisinos
  • Tássia Lutiana Severo Pires Unisinos
  • Bruna Trocourt Unisinos
  • Cristina Kroeff Schmitz Gibk Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.901

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência pedagógica de iniciação à docência ocorrida durante a atuação do subprojeto PIBID Letras-Inglês da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Colégio Dr. Wolfram Metzler, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. A iniciativa teve por objetivo preparar alunos do terceiro ano para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) quanto às questões relativas à língua inglesa. Dessa forma, a partir das considerações de documentos oficiais acerca da noção de letramento e da proposição de tarefas de leitura, buscamos mostrar a relevância da oficina enquanto forma de exploração do gênero que constitui a prova do ENEM, além de propiciar uma maior familiarização com os diferentes textos que a compõem.

Biografia do Autor

Aline Nardes dos Santos, Unisinos

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Unisinos. Atuou como bolsista do PIBID Inglês de 08/2012 a 01/2014. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

Tássia Lutiana Severo Pires, Unisinos

Bolsista PIBID e graduanda em Letras Inglês pela Unisinos.

Bruna Trocourt, Unisinos

Bolsista PIBID e graduanda em Letras Português-Inglês pela Unisinos.

Cristina Kroeff Schmitz Gibk, Unisinos

Possui graduação em Letras - Português/ Inglês - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Aquisição de Línguas Adicionais.. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde, desde 2006, atua na área de estágio supervisionado.. Tem experiência na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como de desenvolvimento de professores de língua estrangeira,. A partir 2012 coordena o subprojeto PIBID Letras/inglês da UNISINOS, financiado pela CAPES . 

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino