ESCUTA ATIVA: UMA PROPOSTA MAIS MUSICAL AO ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Paulo Jeovani dos Santos Jr. UNASP
  • Leonam Candido de Batista UNASP

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.920

Resumo

Patrocinado pelo Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e apresentado no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid, o presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre maneiras de ensinar música com uma proposta mais musical. Apesar da redundância aparente, percebemos, a partir da leitura e reflexão de diversos músicos-educadores, que a educação musical geralmente parte dos estudos dos elementos musicais isolados de um contexto significativo. Também percebemos a dificuldade que os alunos têm em ouvir música corretamente, requisito básico para se aprender música dentro do contexto musical. Por esses motivos, buscamos trabalhar uma maneira de desenvolver nos alunos o que chamamos de escuta ativa para o aprendizado da linguagem musical.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino