Motivações dos estudantes em aulas de Física

Autores

  • Sandro Rogério Vargas Ustra Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU
  • Naiara Signorelli Santos Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU
  • Eder Antonio Souza Arantes Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.953

Resumo

Através do PIBID/CAPES, subprojeto Física/Pontal, desenvolvido na FACIP/UFU, temos recebido demandas para desenvolver "dinâmicas motivacionais" em sala de aula. Neste contexto, realizamos uma investigação colaborativa com professores e alunos em uma escola participante do Programa com vistas a identificar e compreender aspectos motivantes e desmotivantes na aprendizagem de Física. Neste trabalho apresentamos e discutimos as respostas obtidas a um questionário aplicado a 221 alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, incluindo duas turmas de EJA. Através da análise de conteúdo das respostas, identificamos categorias motivantes e desmotivantes, agrupadas em quatro dimensões de análise: currículo, aspectos organizacionais, relações afetivas e relações cognitivas. A partir da análise desenvolvida foi possível sinalizar estratégias de atuação efetiva nas aulas de Física e no próprio espaço escolar, envolvendo os professores, seus alunos, a coordenação/supervisão pedagógica e os bolsistas PIBID.

Biografia do Autor

Sandro Rogério Vargas Ustra, Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU

Professor adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU, com experiência na área de Educação/Ensino de Ciências/Física.

Naiara Signorelli Santos, Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU

Aluna do Curso de Física da FACIP/UFU, Integrante do GPFPF/UFU e bolsista PIBID/UFU no período 2012-2013.

Eder Antonio Souza Arantes, Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física - GPFPF/UFU

Aluno do Curso de Física da FACIP/UFU, integrante do GPFPF/UFU e bolsista PIBID/UFU nos períodos 2011-2012 e 2014 - atual.

Downloads

Publicado

2015-02-13

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino