Estágio de doutoramento no exterior: contribuições para a formação em educação [FÍSICA]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4253

Palavras-chave:

Formação, Estágio no exterior, Internacionalização, Educação Física

Resumo

Com a intenção de aperfeiçoar as atividades acadêmicas diante o contexto globalizado, os estágios de pesquisa no exterior atuam como uma importante prática social na trajetória formativa do pesquisador e do professor, buscando oferecer excelência a estes processos formativos e garantir a qualidade da investigação científica e da docência em território brasileiro. Desta forma, o presente estudo objetivou apresentar as contribuições do estágio de doutoramento para a formação acadêmico-profissional de uma estudante e analisar os conhecimentos tecidos sobre a educação e ciência no campo da educação física escolar. A análise dos dados demonstrou que o intercâmbio proporcionou a ampliação de referenciais teóricos úteis à pesquisa, além da construção de novos processos educativos face às condutas científicas e pedagógicas, de troca e apropriação de valores culturais inerente à formação humana. Além disso, provocou o alargamento no contato com aportes teórico-metodológicos e estratégias analíticas para melhoria dos processos de ensinar e aprender no trato pedagógico da educação física escolar. O intercâmbio contribuiu significativamente para o desenvolvimento humano da estudante, no âmbito profissional e pessoal. Ressalta-se a valorização das ações de internacionalização que ofereçam contributos à formação do pesquisador/professor e à ampliação das perspectivas interinstitucionais dos Programas brasileiros de Pós-Graduação.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás-UFG

Professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2020-07-31