ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Relatos de experiência vivenciados no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.3910

Palavras-chave:

Estágio, Ensino de Geografia, Experiência docência

Resumo

Diante da atual conjuntura e do avanço tecnológico, em que as transformações socioespaciais acontecem de forma substancialmente rápida, evidencia-se ainda mais a importância de ensinar Geografia de forma mais crítica e relacional visando formar cidadãos capazes de saber pensar o espaço face as suas contradições, e comprometidos em construir um mundo mais justo e igualitário. Nesse contexto, demonstra-se o grande desafio colocados aos professores dessa disciplina refere-se à formação do sujeito-aluno para a cidadania. Pensando nisso, o presente trabalho busca relatar experiências vivenciadas na disciplina de Geografia em uma turma do 8º ano durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental II, em uma escola básica de Feira de Santana-Ba. Vale dizer que o estágio realizado foi de modalidade co-participativa. Nesta modalidade, a imersão à docência acontece juntamente com a colaboração do professor(a) regente em sala. Assim, dentro do plano de ensino pensado pelo(a) docente da turma, o estagiário elabora e executa aula(s) com instrução e auxílio. Antes de expressar-me aqui relato sobre o estágio realizado, apresento um diagnostico sucinto sobre a escola onde acontecerá o estágio, bem como o Projeto Político Pedagógico, apontando o perfil da instituição percebida, além de algumas inquietações e primeiras impressões, para só assim tecer relatos e discussões sobre o referido estágio realizado.

Biografia do Autor

Eliel Viscardis Damião Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Geografia, na modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - BA. Fui, integrante, bolsista de Iniciação Cientifica, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial - GEPEE/UEFS (2018). Atualmente realizo Intercâmbio, através do programa de mobilidade acadêmica promovido pela Assessoria Especial de Relações Institucionais - AERI/UEFS, na Universidade de Coimbra - Portugal (2019).

Referências

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

GARCIA, H. Integralis geografia, 8. Ano. 1. Ed. São Paulo: IBEP, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-30