Análise das contribuições do estágio supervisionado e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para formação de professores no Alto Solimões, Amazonas.

Autores

  • Simone Ribeiro da Silva Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas-INC/UFAM
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM
  • Taciana Carvalho Coutinho Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas-INC/UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4192

Palavras-chave:

Formação de professores, Estágio Supervisionado, PIBID, Ensino

Resumo

Nos dias atuais, as universidades ocupam um papel essencial para a formação do professor, pois no decorrer da graduação o aluno universitário realiza os estágios supervisionados que permitem um contato direto do futuro docente para conhecer o âmbito escolar e vivenciar a realidade educacional. Este trabalho teve como objetivo conhecer o funcionamento do Estágio Supervisionado e do PIBID, bem como, as concepções dos alunos sobre as respectivas realidades; analisar e comparar os documentos que regulamentam o Estágio supervisionado e o programa PIBID. A pesquisa foi realizada no Instituto Natureza e Cultura (INC/UFAM) e, teve como público alunos do 9º período matriculados no Estágio supervisionado III e, bolsistas e ex-bolsistas do PIBID. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo os resultados analisados quantitativa e qualitativamente. Como resultado, destaca-se que as contribuições de ambos, PIBID e Estágio Supervisionado, está centrada na melhoria da formação inicial de professores possibilitando uma integração entre universidade-escola, o que possibilita a inclusão do licenciado no contexto escolar desde o início da sua formação. Desta forma fica claro que tanto o Estágio Supervisionado como o programa PIBID tem contribuição para a formação de futuros professores da educação Básica, norteando e orientando os licenciandos para realização da prática pedagógica. 

Biografia do Autor

Simone Ribeiro da Silva, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas-INC/UFAM

Graduação em Ciências: Biologia e Química.

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química. Coordenador do PIBID Biologia e Química em Humaitá-AM.

Taciana Carvalho Coutinho, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas-INC/UFAM

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora da Universidade Federal do Amazonas (Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant).

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Publicado

2020-07-31