CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DO PIBID

Autores

  • Suzana Alves Nogueira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Amanda Santana de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.2750

Palavras-chave:

Docência, Identidade Profissional, Educação Física.

Resumo

Este estudo trata-se de uma investigação científica que tem como objetivo analisar a concepção dos acadêmicos do curso de Educação Física, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), acerca da construção da identidade docente. Realizou- se um estudo de campo com dezessete acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que são bolsistas do PIBID. Os participantes da pesquisa responderam uma entrevista semi estruturada e para análise dos dados optou-se pela análise de Conteúdo. Ficou evidenciado que todos os acadêmicos atribuem ao PIBID elementos essenciais que os ajudam a compor a identidade docente já que possibilita vivenciar o contexto escolar e a se reconhecerem como professores, além disso, mencionaram que o referido programa se constitui como um espaço de debate e possibilita reflexão, ressignificação, socialização e sistematização da prática pedagógica. Portanto, na formação inicial os acadêmicos devem vivenciar as diversas experiências formativas, que são fundamentais para a formação e para a construção da identidade profissional docente.

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Publicado

2018-09-09