Políticas Editoriais

Foco e Escopo

FOCO E ESCOPO

A Revista Triângulo tem como missão disseminar o conhecimento científico e incentivar os debates acadêmicos para a produção de novos conhecimentos nos campos dos fundamentos e das metodologias educacionais, assim como das políticas, dos saberes e práticas educativas, da formação de professores e da cultura digital em interface com a educação. A revista publica artigos, relatos de experiências e resenhas em fluxo contínuo.

The mission is to disseminate scientific knowledge and encourage academic debates for the production of new knowledge in the fields of foundations and educational methodologies as well as the policies, knowledge and educational practices, teacher education and digital culture in the interface with education. The journal publishes articles, experience reports and reviews in continuous flow demand.

La misión es difundir el conocimiento científico y fomentar el debate académico para la producción de nuevos conocimientos en el campo de las fundaciones y las metodologías de enseñanza, así como las políticas, los conocimientos y prácticas educativas, la formación del profesorado y la cultura digital en la interfaz con la educación. La revista publica artículos, informes de experiencias y opiniones en la demanda de flujo continuo.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenha de livros ou coletâneas publicados preferencialmente no ano anterior ao da submissão para publicação na revista Triângulo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Demanda Contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo manuscrito submetido para a revista é avaliado por pares, em rodadas de avaliação designadas pelo editor gerente e/ou editores assistentes. 

Every manuscript submitted to the journal is peer reviewed in the evaluation rounds designated by the managing editor and / or assistant editors.

Cada manuscrito enviado a la revista es examinado por el colegiado en las rondas de evaluación designados por el jefe de redacción y / o asistentes de editores.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação e publicação. Nem há cobrança de taxas para acesso, download e socialização dos artigos publicados na Revista Triângulo.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

This journal uses the LOCKSS system to create a distributed file system between participating libraries and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration.

Esta revista utiliza el sistema LOCKSS para crear un sistema de archivos distribuido entre las bibliotecas participantes y permite a las mismas crear archivos permanentes de la revista para la preservación y restauración.

Saiba mais...

 

Normas para apresentação de manuscritos

A Revista Triângulo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) publica textos científicos na área de Ciências Humanas, aceitando para análise trabalhos originais que não tenham sido publicados em outro periódico e contenham as seguintes especificações: artigos com pesquisa inédita, relatos de experiências, ensaios e resenhas.

Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.

Seguindo a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões e conceitos emitidos em trabalhos, a revisão da língua portuguesa; espanhola, inglesa; o estilo de redação, bem como a exatidão; a adequação e a procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo a opinião do Comitê Editorial, do Conselho Editorial ou do Conselho Consultivo.

A publicação de um trabalho implica automaticamente nos direitos autorais da Revista Triângulo, podendo ser citada em outros veículos de informação desde que indicada a fonte.

O nome dos autores não devem aparecer no corpo do artigo. Trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento devem ser eliminados. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema SEER, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word.DOC. Os trabalhos devem obedecer a NBR 10520 e 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os trabalhos deverão ser digitados com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, com espaçamento 1,5. Margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, em formato A4.

Os artigos deverão ter no máximo 20 (vinte) páginas de texto, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem conter título em português e em inglês, resumo e abstract; palavras-chave em português e keywords em inglês. 

Os resumos devem conter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras e serem redigidos na língua original do artigo e em inglês e espanhol. Se a língua original for o inglês, o resumo deve ser também em português e espanhol. Abaixo dos resumos, indicam-se três palavras-chave. Não usar vírgulas ou ponto e vírgulas. Dar preferência para as palavras-chave disponíveis em www.vocabularies.unesco.org.

Nas citações diretas, que ultrapassem cinco linhas, usar recuo de 4 cm, letra Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas.

Nas citações diretas que contenham até três linhas, não colocar recuo. A letra permanece Times New Roman, tamanho 12 e entre aspas. Deverão conter, também, a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada. Ex: DALBÉRIO (2009, p. 37).


Nas citações indiretas deve-se colocar o sobrenome do autor em maiúsculas e entre parênteses, seguido do ano de publicação. Ex: (DALBERIO, 2009)

Notas: devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do texto, antes das referências, justificadas, tamanho 10, com fonte Times New Roman.

Tabelas deverão ser numeradas na sequência em que forem sendo incluídas no texto e encabeçadas por seu título para evitar a repetição de dados. Quadros são percebidos como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto.

Não enumerar as páginas dos trabalhos. Resenhas devem ter, no máximo, cinco páginas, em espaço 1,5.

Reserva-se o direito ao editor recusar um manuscrito por não atender as normas editoriais.

 

Indexação

LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico 

DOAJ - Directory of Open Access Journals

GOOGLE SCHOLAR

PERIÓDICOS CAPES

 

 

Política de acesso livre e gratuito

A REVISTA TRIÂNGULO permite acesso livre e imediato para as publicações seguindo o princípio que a socialização gratuita do conhecimento possibilita a democratização e acesso ao conhecimento especialmente por parte da comunidade científica internacional.

FREE ACCESS POLICY

The TRIÂNGULO JOURNAL allows free and immediate access to published content, following the principle that free socialization of scientific knowledge provides the democratization of knowledge around the world mainly in the international scientific community.

 

Política para submissão e publicação

A REVISTA TRIÂNGULO não cobra pela submissão de manuscritos nem pela publicação. Também não cobra taxas para download e divulgação em bases de dados. O trabalho realizado pelos membros da comissão editorial (editores, pareceristas, técnicos) é considerado trabalho voluntário.

 

TRIÂNGULO JOURNAL does not charge fees for publication of manuscripts submitted for evaluation, review, publication. It also does not charge a fee for distribution or download. 

 

AHEAD OF PRINT

A seção AHEAD OF PRINT inclui artigos que já foram aprovados para publicação na revista Triangulo pelo comitê editorial, mas ainda não foram publicados em uma edição com volume e número específicos.

The AHEAD OF PRINT section includes articles that have already been approved for publication in the Triangulo Journal by the editorial committee but have not yet been published in an edition with a specific volume and number.

En la sección AHEAD OF PRINT se incluyen artículos que ya fueron aprobados para publicación en la Revista Triángulo por la comisión editorial pero aún no se publicaron en una edición con volumen y número específicos.