ÉTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Gleicemar Barcelos Carvalho

Resumo


 

ResumoTradicionalmente, o ensino universitário, de um modo geral, tem se voltado para a formação teórica e técnica. A formação ética do profissional, que atuará na sociedade, se realiza geralmente através de uma disciplina para isso destinada ou, às vezes, no interior desta, através de conteúdos ligados à deontologia profissional. A postura ética é discutida com certo tédio, e a missão de formar eticamente o graduando é considerada como cumprida. O objeto dessa pesquisa teve o intuito de  investigar os conteúdos curriculares do Curso de Pedagogia em relação à discussão da Ética e dos Valores na formação e na atuação do pedagogo, em particular na Universidade de Uberaba. Para tanto, foram discutidos os valores éticos e morais na formação profissional do pedagogo, bem como o papel da Universidade de Uberaba em relação a eles. Investigaram-se também os conteúdos trabalhados no curso de Pedagogia tanto na modalidade presencial, quanto à distância. Assim, a intenção foi investigar a respeito da ética dos futuros profissionais da Educação e se, em termos teóricos, esses graduandos estão em contato com os valores éticos que se disseminarão em sua prática nas instituições educativas.Palavras-ChaveÉtica na Formação- Pedagogia e valores – Educação Superior


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1071

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.