ÉTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Autores

  • Gleicemar Barcelos Carvalho UNIUBE- Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1071

Resumo

 

ResumoTradicionalmente, o ensino universitário, de um modo geral, tem se voltado para a formação teórica e técnica. A formação ética do profissional, que atuará na sociedade, se realiza geralmente através de uma disciplina para isso destinada ou, às vezes, no interior desta, através de conteúdos ligados à deontologia profissional. A postura ética é discutida com certo tédio, e a missão de formar eticamente o graduando é considerada como cumprida. O objeto dessa pesquisa teve o intuito de  investigar os conteúdos curriculares do Curso de Pedagogia em relação à discussão da Ética e dos Valores na formação e na atuação do pedagogo, em particular na Universidade de Uberaba. Para tanto, foram discutidos os valores éticos e morais na formação profissional do pedagogo, bem como o papel da Universidade de Uberaba em relação a eles. Investigaram-se também os conteúdos trabalhados no curso de Pedagogia tanto na modalidade presencial, quanto à distância. Assim, a intenção foi investigar a respeito da ética dos futuros profissionais da Educação e se, em termos teóricos, esses graduandos estão em contato com os valores éticos que se disseminarão em sua prática nas instituições educativas.Palavras-ChaveÉtica na Formação- Pedagogia e valores – Educação Superior

Biografia do Autor

Gleicemar Barcelos Carvalho, UNIUBE- Universidade de Uberaba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1994) e pós- graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco/RJ ( 2007). Atuou como educadora social por 10 anos. Atualmente é assessora técnica da Prefeitura Municipal de Uberaba e na AMVALE- Associação de Municípios do vale do Rio Grande, onde se responsabiliza por projetos e captação de recursos das esferas Federal e Estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social e no ensino técnico Profissionalizante. Presta assessoria em Educação , elaboração de Projetos e captação de recursos, e na área de desenvolvimento social e humano. Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba/MG desde agosto de 2014

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

CARVALHO, G. B. ÉTICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v8i1.1071. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1071. Acesso em: 19 abr. 2024.