PRINCÍPIOS ÉTICOS PROFISSIONAIS DOS (AS) ASSISTENTES SOCIAIS: DESAFIOS NOS PROCESSOS DO TRABALHO PROFISSIONAL

Cacildo Teixeira de Carvalho Neto, Helen Barbosa Raiz Engler, Ubaldo Silveira

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão teórica a partir do resultado de pesquisa da dissertação apresentada para a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP campus Franca/SP em 2013, com o título “Ética, ética profissional e o trabalho profissional do assistente social”. O texto objetiva-se em apresentar os desafios para a materialização dos princípios éticos presentes no Código de Ética de 1993 dos assistentes sociais. O estudo traz como percurso metodológico a pesquisa de tipo bibliográfica e como técnica de pesquisa a revisão de literatura. A construção teórica está sustentada a partir da apreensão empírica dos sujeitos de pesquisa. Destaca-se que os desafios aqui apresentados não esgotam àqueles apresentados no cotidiano profissional, pois considera-se que é no cotidiano que há o processo de produção e reprodução das relações sociais em seu conjunto.  

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.