PRINCÍPIOS ÉTICOS PROFISSIONAIS DOS (AS) ASSISTENTES SOCIAIS: DESAFIOS NOS PROCESSOS DO TRABALHO PROFISSIONAL

Autores

  • Cacildo Teixeira de Carvalho Neto Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP
  • Helen Barbosa Raiz Engler Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP
  • Ubaldo Silveira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1073

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão teórica a partir do resultado de pesquisa da dissertação apresentada para a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP campus Franca/SP em 2013, com o título “Ética, ética profissional e o trabalho profissional do assistente social”. O texto objetiva-se em apresentar os desafios para a materialização dos princípios éticos presentes no Código de Ética de 1993 dos assistentes sociais. O estudo traz como percurso metodológico a pesquisa de tipo bibliográfica e como técnica de pesquisa a revisão de literatura. A construção teórica está sustentada a partir da apreensão empírica dos sujeitos de pesquisa. Destaca-se que os desafios aqui apresentados não esgotam àqueles apresentados no cotidiano profissional, pois considera-se que é no cotidiano que há o processo de produção e reprodução das relações sociais em seu conjunto.  

Biografia do Autor

Cacildo Teixeira de Carvalho Neto, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP

Assistente Social do Hospital de Clínicas da Universidade de Uberaba e do Mario Palmerio Hospital Universitario UNIUBE. Doutorando em Seviço Social na UNESP Franca

Helen Barbosa Raiz Engler, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP

Livre-docente do programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP campus Franca/SP.

Ubaldo Silveira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus Franca SP

Doutor em Serviço Social. Assistente Social e Filósofo.

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

CARVALHO NETO, C. T. de; ENGLER, H. B. R.; SILVEIRA, U. PRINCÍPIOS ÉTICOS PROFISSIONAIS DOS (AS) ASSISTENTES SOCIAIS: DESAFIOS NOS PROCESSOS DO TRABALHO PROFISSIONAL. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v8i1.1073. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1073. Acesso em: 18 abr. 2024.