O PROFESSOR REFLEXIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Cláudia Caixeta da Silva, Elizandra Zeulli

Resumo


 

Este trabalho tem como objetivo discutir a prática do professor de língua estrangeira enquanto agente reflexivo no processo de ensino-aprendizagem em contraposição às ações do professor técnico. Delineou-se o perfil do professor reflexivo a partir de estudos desenvolvidos por Schön (1983, 1987), Dewey (1933, 1938), Zeichner (1996) entre outros, para posterior estabelecimento de um diálogo sobre o contexto da atuação e do papel do professor, da importância da sua postura crítica, de sua capacidade de avaliar, observar e propor soluções frente às dificuldades, que muitas vezes, podem ser consideradas instransponíveis. Considera-se relevante a relação entre a teoria e a prática como um processo contínuo e permanente na formação inicial, em serviço e continuada. Em suma, nesta investigação delineada como pesquisa bibliográfica, procurou-se pontuar os benefícios da prática reflexiva como ferramenta para o enfrentamento de problemas e situações adversas, sejam elas relativas às normas da instituição, às políticas educacionais, aos métodos, ou até mesmo dificuldades com a disciplina, interesse e aprendizado. Os primeiros resultados evidenciam a necessidade de reflexão sobre a prática e, a partir daí, a busca por aperfeiçoamento e formação continuada dos professores de língua estrangeira, tendo em vista uma docência de maior qualidade e que, por isso, garantirá resultados mais positivos no processo ensino-aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE: Professor de língua estrangeira. Ação reflexiva. Formação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v3i1.114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.