A ÉTICA DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Bruna de Melo Vitorino, Célia Maria David

Resumo


O presente trabalho trata-se de um recorte teórico de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo érefletir os desafios éticos do cotidiano profissional do docente. As mudanças ocorridas com aimplantação do programa REUNI, nas universidades federais do país, tem modificado as condições detrabalho docente, desafiando a ética desse profissional. Para entender o atual contexto, faz-senecessário um resgate histórico da profissão docente, buscando alguns apontamentos que indiquem a“função” do professor na sociedade. Em seguida realizam-se alguns apontamentos a respeito do ensinosuperior atual, contextualizando o cenário da pesquisa, desvelando as atuais configurações do trabalhodocente nas universidades federais, sobretudo nas quais aderiram ao programa REUNI do governofederal, para que assim possamos identificar os desafios éticos no cotidiano diário dos professores.Nesse sentido, concluí- se que o cenário universitário no contexto capitalista desafia a ética a todo omomento, sendo assim, é necessário que o professor se fortaleça junto a outros profissionais na lutapor melhores condições de trabalho, e uma educação de qualidade que vá de encontro com a éticaprofissional, diferente da logica do mercado capitalista.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1407

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.