ÉTICA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A VIDA DANIFICADA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Helga Peres

Resumo


Frente a um panorama social onde a situação perene do sujeito contemporâneo permite que o serhumano só se reconheça no âmbito das trocas, questões ligadas ao campo da ética e da filosofia moraltomam proporções amplas e devem ser elucidadas sob o escrutínio da crítica. Desse modo, neste artigotemos o objetivo central deexplicitar alguns pontos ligados a essa temática e sua relação com o campoda educação, especificamente se levarmos em conta o parâmetrosemiformativo sobre o qual estáapoiado o sistema educacional brasileiro. Tomando como aporte as reflexões de Theodor W. Adornosobre a ética em tempos de esfacelamento da auto-consciência crítica, traremos tal discussão combase em autores que fundamentam tal obra, buscando a compreensão e a ampliação – no campoteórico – da discussão sobre as relações existentes entre ética e formação social. Destarte, a partir dodiálogo entre algumas categorias destacadaspor Aristóteles e Marx, deduzimos a hipótese de que énecessário pensar em uma educação emancipatória – que tome por princípio ético a máxima “QueAuschwitz não se repita” –, onde lancemos olhos para os sujeitos, de modo que se façam asnecessárias reflexões sobre o processo de rompimento com as condições objetivas que nos reificam.Palavras-chave: Ética. Filosofia moral. Semiformação. Educação escolar. Theodor. W. Adorno.

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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1408

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