A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTADO DA ARTE

Ailton Paulo Oliveira Júnior, Márcia Lopes Vieira

Resumo


Este estudo apresenta um Estado da Arte de pesquisas sobre a Educação Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando por base o banco de teses e dissertações da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), do período de 2003 a 2007. Foram encontradas 04 (quatro) teses e 05 (cinco) dissertações relacionadas ao tema da investigação. As pesquisas foram levantadas com o objetivo de realizar uma reflexão crítica acerca de aspectos que permeiam as atuais discussões sobre a importância da Educação Estatística no mundo atual, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em relação ao professor polivalente, que ministra essa e várias outras disciplinas, tais mudanças envolvem elementos que merecem destaques: formação, concepções, atitudes, saberes, experiências e outros que estão estritamente relacionados com a prática pedagógica do professor polivalente. Para que os pressupostos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sejam alcançados requer compromisso individual, coletivo, político e institucional para que de fato a sociedade usufrua de uma educação com qualidade. Desta forma acredita-se na importância de ampliar os estudos, pesquisas, reflexões, discussões e ações de modo a contribuir com a inserção da Estatística não apenas nos currículos, mas principalmente na prática cotidiana dos docentes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1410

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.