TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA NA TETRAPLEGIA COMPLETA C6 PÓS-LESÃO MEDULARASSISTIVE TECHNOLOGY FOR ACTIVITY Of DAILY LIVING ON C6 TETRAPLEGIA AFTER SPINAL CORD INJURY

Autores

  • Daniel Marinho Cezar da Cruz
  • Maria Teresa Augusto Ioshimoto

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v3i2.153

Resumo

A partir de um relato de caso tem-se por objetivo apresentar o efeito da tecnologia assistiva na independência para Atividades de Vida Diária-AVDs, pós lesão da medula espinal. São apresentadas as adaptações e órteses prescritas e confeccionadas para uma paciente com tetraplegia C6 (ASIA A), ao longo de sete meses de reabilitação em terapia ocupacional hospitalar. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Medida de Independência Funcional-MIF. Embora a classificação de dependência modificada não tenha sido alterada, os resultados mensurados em valores quantitativos no escore total da MIF aumentaram de 50 para 64 e permitem discutir a melhora na independência para os itens de alimentação e autocuidado, a partir do treino com adaptações. As AVDs instrumentais:uso do computador, leitura e escrita também foram promovidas com o uso de tecnologia assistiva. Por fim, a importância da pesquisa em tecnologia assistiva é destacada a fim de favorecer indicadores de melhora na reabilitação e, no sentido clínico, maior possibilidade de independência no desempenho ocupacional desses pacientes.

Downloads

Publicado

2011-02-25

Como Citar

CEZAR DA CRUZ, D. M.; AUGUSTO IOSHIMOTO, M. T. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA NA TETRAPLEGIA COMPLETA C6 PÓS-LESÃO MEDULARASSISTIVE TECHNOLOGY FOR ACTIVITY Of DAILY LIVING ON C6 TETRAPLEGIA AFTER SPINAL CORD INJURY. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.18554/rt.v3i2.153. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/153. Acesso em: 29 mar. 2024.