EAD: A ESCRITA DE ROTEIROS E ENCONTROS PRESENCIAIS - WRITING GUIDELINE TEXTS FOR DISTANCE LEARNING AND PERIODICAL MEETINGS WITH THE STUDENTS

Autores

  • Beatriz Ribeiro Ferreira Pucci
  • Leila Janice Maxwell

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v3i2.154

Resumo

Nosso objetivo principal é compartilhar nossa experiência ao escrever roteiros de Língua Inglesa, Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras e Literatura para EAD no Curso de Letras Português-Inglês bem como nossas impressões dos encontros presenciais.  Após pesquisas e, com base em nossa própria experiência docente, procuramos desenvolver formas de trabalho que se aproximassem das utilizadas em sala de aula, tanto na escrita dos roteiros, quanto nos encontros presenciais. Acompanhamos a primeira turma de EAD da Universidade de Uberaba (UNIUBE) de 2006 a 2008. A desconfiança inicial sobre a possibilidade de formação de educadores comprometidos com a própria capacitação e formação de seus futuros alunos, deu lugar à esperança de que é possível, sim, crer nessa modalidade de ensino. Vivenciamos resultados semelhantes aos de grupos da modalidade presencial que já nos eram bastante familiares: alunos excelentes com fluência linguística e ótima formação didática, outros regulares com desejo de melhorar seu desempenho  e, ainda aqueles com deficiências básicas , não engajados no processo, com  falta de comprometimento  com sua própria aprendizagem.  Tentamos trabalhar na conscientização dos futuros educadores de seu importante papel de participação no processo, focando o desenvolvimento de uma autonomia cada vez mais ampla. A partir de ajustes constantes, acreditamos em melhorias para o futuro dessa modalidade. A aceitação, conhecimento e prática das inúmeras possibilidades existentes no mundo diversificado de hoje, contribuem para nos tornar profissionais mais eficientes, sempre em busca da completude. O enfrentamento de desafios como este é capaz de fazer de nós educadores mais conscientes, mais reflexivos e com um maior grau de criticidade, livres de pré-julgamentos , capazes de inovar, renovar, enfim, de acompanhar a evolução do processo de ensino-aprendizagem, que muito tem ainda a ser desvendado.  

Downloads

Publicado

2011-02-25

Como Citar

FERREIRA PUCCI, B. R.; MAXWELL, L. J. EAD: A ESCRITA DE ROTEIROS E ENCONTROS PRESENCIAIS - WRITING GUIDELINE TEXTS FOR DISTANCE LEARNING AND PERIODICAL MEETINGS WITH THE STUDENTS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 3, n. 2, 2011. DOI: 10.18554/rt.v3i2.154. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/154. Acesso em: 20 abr. 2024.