COMUNIDADE DE PRÁTICAS E REDES SOCIAIS: UM GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NO FACEBOOK

Heitor Gonçalves Lima, Júlio Araújo

Resumo


Comunidade de prática é um conceito trabalhado por Swales (1998) que caracteriza certo grupo que produz conhecimento em conjunto, o qual se conecta à noção de affordances(OLIVEIRA, 2012) que, com base em Paiva (2009) e Azevedo e Novais (2010),diz respeito às propriedades que determinado ambiente proporciona aos seus usuários. Considerando como os Novos Estudos do Letramento (BEVILAQUA, 2013) podem influenciar nesse processo, nossa pesquisa visa observar e avaliar à luz das teorias citadas o funcionamento de um grupo fechado de alunos na rede social Facebook chamado Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, homônimo da disciplina obrigatória a qual os participantes, graduandos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, devem compor. O grupo funciona como uma ferramenta de interação a respeito dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por meio da observação das interações entre o período de março a junho, que compreende o semestre letivo 2014.1, percebemos que as características do grupo em questão são suficientes para que ele seja denominado comunidade de prática.

 

Palavras-chave: Comunidade de Prática. Affordance.Novos Estudos do Letramento.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1552

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.