COMUNIDADE DE PRÁTICAS E REDES SOCIAIS: UM GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NO FACEBOOK

Autores

  • Heitor Gonçalves Lima Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará- UFC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1552

Resumo

Comunidade de prática é um conceito trabalhado por Swales (1998) que caracteriza certo grupo que produz conhecimento em conjunto, o qual se conecta à noção de affordances(OLIVEIRA, 2012) que, com base em Paiva (2009) e Azevedo e Novais (2010),diz respeito às propriedades que determinado ambiente proporciona aos seus usuários. Considerando como os Novos Estudos do Letramento (BEVILAQUA, 2013) podem influenciar nesse processo, nossa pesquisa visa observar e avaliar à luz das teorias citadas o funcionamento de um grupo fechado de alunos na rede social Facebook chamado Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, homônimo da disciplina obrigatória a qual os participantes, graduandos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, devem compor. O grupo funciona como uma ferramenta de interação a respeito dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por meio da observação das interações entre o período de março a junho, que compreende o semestre letivo 2014.1, percebemos que as características do grupo em questão são suficientes para que ele seja denominado comunidade de prática.

 

Palavras-chave: Comunidade de Prática. Affordance.Novos Estudos do Letramento.

Biografia do Autor

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Docente no Programa de Pós-Graduação em Linguística, do Departamento de Letras Vernáculas daUniversidade Federal do Ceará-UFC. Hiperged.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

LIMA, H. G.; ARAÚJO, J. COMUNIDADE DE PRÁTICAS E REDES SOCIAIS: UM GRUPO DE DISCUSSÃO SOBRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS NO FACEBOOK. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1552. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1552. Acesso em: 28 mar. 2024.