DOCÊNCIA: UMA MISSÃO TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Rodolfo Carli de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ
  • Helena Amaral de Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cleide Ester Oliveira Docente IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1555

Resumo

Estudar a transdisciplinaridade em uma dissertação de Mestrado foi uma ponte para compreender a fragmentação das ciências e tentar encontrar formas de mudar o fazer pedagógico em um projeto de meio ambiente. Este artigo apresenta a pedra filosofal de conexão entre o aluno e sua vida digital com a tradição escolar e a formação docente. Graças às características e ao caráter da transdisciplinaridade, deduzimos que é possível desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem outros processos educativos. Assim apresentamos, a partir da pesquisa realizada, um olhar transformador para uma educação que enxerga os problemas sociais, preocupada com o futuro da humanidade.

 

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Complexidade. Didática transdisciplinar. Formação transdisciplinar. Tecnologias da Informação e Comunicação –TICs.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

DE ALMEIDA, R. C.; DE FONTOURA, H. A.; OLIVEIRA, C. E. DOCÊNCIA: UMA MISSÃO TRANSDISCIPLINAR. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1555. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1555. Acesso em: 19 abr. 2024.