A CONTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL E QUALIFICADA DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Mireille Alves Gazotto

Resumo


Este artigo denominado “A contribuição profissional e qualificada do assistente social no Programa Bolsa Família” tem como objeto de estudos as famílias beneficiadas por este programa do Governo Federal no município de Pirajuba-MG. O enfoque é demonstrar o trabalho qualificado do profissional assistente social junto as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família-PBF através de visitas domiciliares realizadas pelo assistente social com o objetivo de veicular informações dos direitos de acesso e das condicionalidades para permanência no Programa Bolsa Família. Com fundamentação nesses objetivos busca-se analisar no campo das relações sociais concretas e históricas da família com análise crítica da realidade e, concomitante com esta realidade, o trabalho do assistente social. Para fundamentação deste estudo utiliza-se a revisão literária para maior clareza; o Guia do Gestor, o Manual de Gestão de Condicionalidades do Programa Bolsa Família e as leis e diretrizes que instituem este programa do Governo Federal. Desta forma, este artigo vem contribuir para uma análise crítica da realidade do município de Pirajuba-MG perante o Programa Bolsa Família e a contribuição qualificada do trabalho do(a) assistente social no cotidiano das relações sociais referente a esta demanda.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.156

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.