COMPREENSÃO DE TESTES DE HIPÓTESES POR ALUNOS QUE CURSAM BIOESTATÍSTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Henrique Grabalos Silva, Ailton Paulo Oliveira Junior

Resumo


Neste trabalho avalia-se a compreensão em testes de hipóteses de alunos que cursaram a disciplina de Bioestatística numa Universidade pública no estado de Minas Gerais. Para tal, 23 alunos responderam a um teste sobre o tema, do qual foram analisadas neste texto duas questões que versam sobre o estabelecimento/formulação de hipóteses. No decorrer do semestre letivo, foi observado que os alunos apresentaram dificuldades em questões básicas e essenciais para o entendimento dos testes, como a nomenclatura utilizada, a confusão entre o estabelecimento de população e amostra, e também a pouca familiarização com as operações básicas matemáticas.  Os resultados mostram que os alunos, em geral, têm muitas dificuldades nas questões abordando testes de hipóteses, principalmente na sua interpretação quando devem expressar o raciocínio estatístico através da justificativa escrita e teoricamente fundamentada das respostas marcadas nas questões de múltipla escolha. Os erros encontrados na solução de problemas de Teste de Hipóteses por alunos de Ensino Superior têm uma forte relação com os conhecimentos prévios necessários para a compreensão desses conceitos, sendo importante um trabalho para minimizar o efeito de falta de pré-requisito.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1563

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Triângulo



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.