COMPREENSÃO DE TESTES DE HIPÓTESES POR ALUNOS QUE CURSAM BIOESTATÍSTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Henrique Grabalos Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ailton Paulo Oliveira Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1563

Resumo

Neste trabalho avalia-se a compreensão em testes de hipóteses de alunos que cursaram a disciplina de Bioestatística numa Universidade pública no estado de Minas Gerais. Para tal, 23 alunos responderam a um teste sobre o tema, do qual foram analisadas neste texto duas questões que versam sobre o estabelecimento/formulação de hipóteses. No decorrer do semestre letivo, foi observado que os alunos apresentaram dificuldades em questões básicas e essenciais para o entendimento dos testes, como a nomenclatura utilizada, a confusão entre o estabelecimento de população e amostra, e também a pouca familiarização com as operações básicas matemáticas.  Os resultados mostram que os alunos, em geral, têm muitas dificuldades nas questões abordando testes de hipóteses, principalmente na sua interpretação quando devem expressar o raciocínio estatístico através da justificativa escrita e teoricamente fundamentada das respostas marcadas nas questões de múltipla escolha. Os erros encontrados na solução de problemas de Teste de Hipóteses por alunos de Ensino Superior têm uma forte relação com os conhecimentos prévios necessários para a compreensão desses conceitos, sendo importante um trabalho para minimizar o efeito de falta de pré-requisito.

Biografia do Autor

Henrique Grabalos Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e atualmente é Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Participa do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Ailton Paulo Oliveira Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Strict Sensu em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da UFTM, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto FAPEMIG/CAPES: Concepção e Prática de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas em Uberaba no Triângulo Mineiro em Relação à Matemática e à Estatística. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

SILVA, H. G.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P. COMPREENSÃO DE TESTES DE HIPÓTESES POR ALUNOS QUE CURSAM BIOESTATÍSTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1563. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1563. Acesso em: 28 mar. 2024.