A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Edmeire Aparecida Fontana, Ailton Paulo Oliveira Junior

Resumo


O objetivo desse trabalho é verificar como professores do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Igarapava, São Paulo, pensam a Resolução de Problemas em atividades didáticas em aulas de Estatística e também se e como trabalham com problemas em sala de aula. A relação entre Estatística e Resolução de Problemas se sustenta nas reflexões de Lopes (2008) ao dizer que não faz sentido trabalharmos atividades envolvendo conceitos estatísticos e probabilísticos que não estejam vinculados a uma problemática. Assim, aplicou-se pessoalmente um questionário onde foram coletadas informações dos professores regentes de duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. Verificou-se analisando as falas das professoras regentes das turmas que participaram do trabalho que mesmo tendo algum conhecimento sobre a Resolução de Problemas no Ensino de Estatística, na prática não se sentem preparadas para desenvolverem as atividades em sala de aula. Trabalhar o ensino via resolução de problemas ainda é um desafio no processo de ensino e aprendizagem, onde cabe ao professor desenvolver e criar suas próprias experiências com a utilização dessas ferramentas (metodologia) para que esse desafio comece a ser evidente e explorado, tornando-se possibilidade e ser uma prática no processo educativo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.