ESTÉTICA, ARTE E HISTÓRIA DA ARTE: ALGUMAS REFLEXÕES

Flaviane de Fátima Lima Bueno, Renata Flávia Nobre Canela Dias

Resumo


 

O objetivo principal deste artigo que é uma revisão bibliográfica é fazer um apanhado de três áreas de estudo: a estética, a arte e a história da arte, analisando cada item, utilizando algumas ideias filosóficas. Podemos considerar que as primeiras obras de arte que encontramos, foram as encontradas no período das cavernas, com suas pinturas e objetos que o homem produzia ao manipular cores, formas, gestos, silêncios, sons, com o objetivo de dar sentido e também comunicar-se com o outro, começando então o início da arte. Hoje é possível ver a arte como algo fundamental e característico da cada povo, época, enfim. Porém, será que temos consciência crítica e construtiva sobre o papel da arte em nossa sociedade? De acordo com este artigo será possível perceber que de Platão (aprox. 427 a.C. / 347 a.C.) até os dias de hoje tudo isto resiste a uma simples apreciação, tornando-se um inquietante desafio.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1603

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.