O SERVIÇO SOCIAL NA RESIDENCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO - UFTM

Autores

  • Andréia Cristina Rodrigues
  • Suely Aparecida Alberto Melo
  • Zilda Cristina dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.163

Resumo

A Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação
lato sensu que orienta-se pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e constitui-se numa forma de educação continuada na área de formação dos recursos humanos em saúde na qual se privilegia a complementaridade entre conhecimentos, destacando as relações mútuas entre as profissões, o potencial em realizar trabalhos conjuntos, incorporando as bases de trabalho coletivo na área da saúde. A inserção do assistente social nos serviços de saúde é mediada pelo reconhecimento social da profissão, pela concepção ampliada de saúde, considerada como melhores condições de vida e de trabalho e da importância das ações realizadas pelos diferentes profissionais na área. Assim, a inserção do Serviço Social no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde constitui uma conquista para a categoria profissional, uma vez que reflete o reconhecimento social da profissão e caracteriza se como novo espaço de formação. Assim, a perspectiva do Serviço Social na residência multiprofissional, enquanto uma profissão que atua diretamente na realidade
social, é de mostrar que os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais interferem diretamente nas condições de saúde dos usuários e que devem ser levados em conta nas ações e nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Andréia Cristina Rodrigues



Downloads

Como Citar

RODRIGUES, A. C.; MELO, S. A. A.; SANTOS, Z. C. dos. O SERVIÇO SOCIAL NA RESIDENCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO - UFTM. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 2-Esp, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.163. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/163. Acesso em: 24 abr. 2024.