O SERVIÇO SOCIAL NA RESIDENCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO - UFTM

Andréia Cristina Rodrigues, Suely Aparecida Alberto Melo, Zilda Cristina dos Santos

Resumo


A Residência Multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação
lato sensu que orienta-se pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e constitui-se numa forma de educação continuada na área de formação dos recursos humanos em saúde na qual se privilegia a complementaridade entre conhecimentos, destacando as relações mútuas entre as profissões, o potencial em realizar trabalhos conjuntos, incorporando as bases de trabalho coletivo na área da saúde. A inserção do assistente social nos serviços de saúde é mediada pelo reconhecimento social da profissão, pela concepção ampliada de saúde, considerada como melhores condições de vida e de trabalho e da importância das ações realizadas pelos diferentes profissionais na área. Assim, a inserção do Serviço Social no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde constitui uma conquista para a categoria profissional, uma vez que reflete o reconhecimento social da profissão e caracteriza se como novo espaço de formação. Assim, a perspectiva do Serviço Social na residência multiprofissional, enquanto uma profissão que atua diretamente na realidade
social, é de mostrar que os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais interferem diretamente nas condições de saúde dos usuários e que devem ser levados em conta nas ações e nos serviços de saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.