UBERABA – ESPAÇO URBANO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Edna Aparecida de Carvalho Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.165

Resumo

Este artigo pretende mobilizar reflexões sobre a construção do espaço urbano da cidade de Uberaba MG enquanto unidade federativa do contexto brasileiro localizado na região conhecida como Triângulo Mineiro. A construção do argumento remete à práxis dos sujeitos sociais atores da construção coletiva que resulta na materialização do espaço cotidiano de manifestações culturais, econômicas e sociais que apresenta identidade significativa para o contexto das relações regionais. A cultura, enquanto categoria teórica auxilia na argumentação reflexiva, vinculada ao resgate da historicidade do fenômeno, com vistas à configuração do espaço urbano característico das sociedades industriais na modernidade. O cenário sócio político regula e mobiliza as relações no urbano, mediatizados por relações de produção capitalistas que sustentam e renovam a dinâmica urbana. Resulta-se na indicação teórica da cidade mineira com as características próprias e comuns ao que denomina sociedade urbana moderna. O estado enquanto mediador das relações entre capita versus trabalho é reconhecido como elemento que exerce suas funções e atribuições com clara opção e pautadas nos interesses do capita. Há, portanto
fortes indicações que de que o urbano Uberaba configura espaço de relações sociais produtoras de cultura, de mercadorias, de capital e, segregação social, o que não o difere de outras realidades no contexto brasileiro.

Downloads

Como Citar

PACHECO, E. A. de C. UBERABA – ESPAÇO URBANO NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 2-Esp, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.165. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/165. Acesso em: 19 abr. 2024.