UBERABA – ESPAÇO URBANO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Edna Aparecida de Carvalho Pacheco

Resumo


Este artigo pretende mobilizar reflexões sobre a construção do espaço urbano da cidade de Uberaba MG enquanto unidade federativa do contexto brasileiro localizado na região conhecida como Triângulo Mineiro. A construção do argumento remete à práxis dos sujeitos sociais atores da construção coletiva que resulta na materialização do espaço cotidiano de manifestações culturais, econômicas e sociais que apresenta identidade significativa para o contexto das relações regionais. A cultura, enquanto categoria teórica auxilia na argumentação reflexiva, vinculada ao resgate da historicidade do fenômeno, com vistas à configuração do espaço urbano característico das sociedades industriais na modernidade. O cenário sócio político regula e mobiliza as relações no urbano, mediatizados por relações de produção capitalistas que sustentam e renovam a dinâmica urbana. Resulta-se na indicação teórica da cidade mineira com as características próprias e comuns ao que denomina sociedade urbana moderna. O estado enquanto mediador das relações entre capita versus trabalho é reconhecido como elemento que exerce suas funções e atribuições com clara opção e pautadas nos interesses do capita. Há, portanto
fortes indicações que de que o urbano Uberaba configura espaço de relações sociais produtoras de cultura, de mercadorias, de capital e, segregação social, o que não o difere de outras realidades no contexto brasileiro.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.