EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: CONTEXTOS, ANÁLISES E DISCUSSÕES

Natália Messina, Osvaldo Dalberio Dal Bello

Resumo


Caracterizada como qualitativo, básico e exploratório, este artigo contempla levantamento bibliográfico recente (2010-2015) sobre o tema ENEM e avaliação, em base de dados específica, no caso um recorte no Portal de Periódicos da CAPES. O ENEM desde sua criação em 1998 introduziu importantes mudanças na educação brasileira, principalmente após sua reestruturação em 2009, com reflexos para o Ensino Médio, Ensino Superior, para instituições públicas e particulares de ensino, além de outros relacionados a área da educação, como editoras de livros didáticos. Traz as principais informações sobre os artigos analisados, como dados sobre os autores, suas respectivas titulações, data de publicação, palavras-chave utilizadas e revista cientifica na qual o artigo foi publicado. Diante de sua importância no cenário nacional, este estudo apresenta as discussões contidas nos artigos levantados e explora as informações contidas e contextos abordados.


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DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1719

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